Fundamentos de Interiores: Harmonia dos Elementos (Parte 2)
- Lívia Gusmão
- 30 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Oi gente, tudo tranqüilo?! Vamos pra continuação do post de fundamentos! Hoje o assunto é harmonia dos elementos.
Harmonia é como os móveis e elementos de decoração funcionam em conjunto, de forma que não entrem em conflito. Estes elementos são as cores, formas, texturas e acessórios que se encaixam em um tema no ambiente.
As cores, a gente indica que sejam usadas variações de uma cor base, de forma que o ambiente fique colorido sem parecer um carnaval.

Nessa foto, que tiramos do pinterest, da pra ver que a cor base é o azul puxando um pouco pro cinza, né? Agora com as variações, o ambiente parece mais interessante e continua harmônico quando acrescentamos os tons de bege e branco.
Em relação as texturas, também temos que considerar a cor geral do ambiente. Ai introduzir nos papeis de parede e nos tecidos elementos que dão um fluxo ao olhar, além de tirar o ambiente da mesmice das paredes lisas apenas pintadas com tinta.

Ainda no tema azul (juro que foi sem querer!), essa foto que também saiu do pinterest mostra bem as combinações entre diferentes cores, estampas e texturas. Seja na cortina que combina com o estofado da cadeira ou no papel de parede mais escuro que casa bem com as cores do quadro.
Ainda para criar uma ideia de harmonia, usamos o conceito de formas similares. Agora desconsiderando cores e pensando apenas no formato dos objetos.

Aqui a forma predominante é a curva, seja nos braços das cadeiras, nas luminárias ou nos objetos de decoração ao fundo. Mesmo possuindo o contraste (que falamos no post passado!) com a mesa retangular, o ambiente fica harmonioso e interessante!
Nas paredes achamos legal a criação de padrões, tem um post no insta falando sobre como organizar quadros! É só clicar aqui!
E por ultimo, em relação a harmonia, é o uso de um tema. Seja ele moderno, vintage ou “clean”, o ideal é escolher como você quer aquele ambiente e definir os acessórios de acordo.

Na foto, que tiramos do pinterest, é possível identificar o tema vintage. Parece que os móveis e os detalhes foram passados entre gerações! E olha a composição dos quadros, como da outra vida ao ambiente!
Eai, vamos introduzir cores e texturas ao ambiente com harmonia? Espero que vocês tenham entendido o conceito direitinho! Qualquer duvida é só deixar nos comentários que gente responde!
Comments